quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

RJ lidera ranking de turistas estrangeiros

O Rio de Janeiro é o maior responsável por impulsionar o turismo no país. O Estado é o destino de 31% dos 5,4 milhões de visitantes estrangeiros que chegarão ao país até o fim do ano. A estimativa é fechar 2011 com 1,85 milhão de turistas do exterior, contra 1,61 milhão em 2010.

E a previsão é que as visitas vindas de fora só aumentem. Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, o bom momento econômico, a pacificação das favelas e os grandes eventos que o Rio vai sediar vão elevar esse número ainda mais.

“Até 2014, durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, a expectativa é de que esse número cresça 15% ao ano e o Rio de Janeiro receba 3 milhões de estrangeiros”, afirmou o secretário de Turismo, Ronald Ázaro.

A expectativa da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) também é positiva e a previsão é de que a capital tenha a melhor temporada de verão dos últimos anos. Na temporada 2011/2012 (de dezembro a março), o Rio deve receber 754,250 mil turistas de fora do país, número maior que na temporada passada, quando 671 mil estrangeiros desembarcaram na cidade.

No entanto, por conta da crise econômica na Europa, a Riotur prevê um aumento de turistas dos países vizinhos. “A tendência é ocorrer uma substituição do turista europeu pelo sul-americano. Isso se deve não somente à crise, mas ao fato do turismo na América do Sul ter crescido mais do que no restante do mundo, incluindo o Brasil.

Mas os turistas americanos e europeus também estarão presentes no Rio. A temporada promete ser muito boa”, diz o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello. A marca de turistas nacionais, segundo a Riotur, também deve ser superada: 6,5 milhões de visitantes brasileiros, contra 6 milhões em 2010.

Ao todo, a cidade deve atrair 3,017 milhões de turistas no verão, gerando uma renda de US$ 2,233 bilhões. Na temporada passada, a capital recebeu 2,684 milhões de visitantes, e a renda foi de US$ 1,976 bilhão.

Fonte: http://www.band.com.br/viva-bem/turismo/noticia/?id=100000474610

Nenhum comentário:

Postar um comentário