segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Rio espera mais de 3 milhões de turistas no verão

Taxa de ocupação hoteleira de 2011 deve fechar com média anual de 80%

fogos, Rio

Divulgação/Riotur

A Riotur (Empresa de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro) espera receber mais de 3 milhões de turistas para a temporada 2011/2012 (período de dezembro a março), mais do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com uma pesquisa divulgada recentemente pela Riotur, a cidade deve atrair 3,1 milhões de visitantes, gerando uma renda de R$ 4,1 milhões. No verão passado, a cidade recebeu 2,6 milhões de turistas, e a renda foi de R$ 3,6 milhões.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, o Rio deve receber mais turistas da América do Sul neste ano, por causa da crise econômica da Europa.

- Com o agravamento da crise, a tendência é ocorrer uma substituição do turista europeu pelo sul-americano. Isso se deve não somente à crise, mas ao fato de o turismo na América do Sul ter crescido mais do que no restante do mundo, incluindo o Brasil.

Uma sondagem realizada pelo Ministério do Turismo em julho de 2011 revelou que 34,4% dos brasileiros pretendia viajar nos seis meses seguintes à pesquisa, contra 25% na sondagem feita em julho de 2010.

Destaque para o turismo marítimo, devido ao grande número de brasileiros que fazem o turismo de cabotagem, que são navios que viajam entre portos brasileiros. Do total de turistas que o Rio deve receber no próximo verão, 2,3 milhões são nacionais e 754 mil, internacionais. Os números são superiores aos da última temporada: 2,1 milhões de brasileiros e 671 mil estrangeiros.

Mais turistas em 2011 do que em 2010

A estimativa da Riotur é fechar 2011 com aumento de turistas estrangeiros vindo para o Rio de Janeiro durante este ano (janeiro a dezembro): 1,8 milhão contra 1,6 milhão em 2010.

Segundo a Riotur, a marca de turistas nacionais também deve ser superada: 6,5 milhões de visitantes brasileiros, contra 6 milhões em 2010. A taxa de ocupação hoteleira de 2011 deve fechar com média anual de 80%, segundo a ABIH-RJ (Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio de Janeiro).

Entre os eventos que mais se destacaram no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro estão o Rock in Rio, UFC Rio, shows de Paul McCartney, Justin Bieber e Pearl Jam e Campeonato Mundial e Surf, além do Carnaval.

Fonte: http://noticias.r7.com/verao-2012/noticias/rio-espera-mais-de-3-milhoes-de-turistas-no-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário