sábado, 31 de dezembro de 2011

Rio 2016 e Embratur não se entendem sobre Copa 2014

Uma saia justa de, no mínimo, R$ 10 milhões abalou as relações entre a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016. Tudo porque a autarquia do Ministério do Turismo queria promover as cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 dentro da Casa Brasil, durante os Jogos Olímpicos de Londres.

O problema principal é que o Comitê Rio-2016 alugou a Somerset House, tradicional centro de cultura e lazer, para montar a Casa Brasil e promover o país sob o enfoque das competições que ocorrerão na capital fluminense. Por isso, dividir as atenções com a Copa do Mundo dentro da famosa construção neoclássica londrina, erguida no século XVIII, não está nos planos dos organizadores olímpicos.

O LANCE! apurou que o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, não se opõe que a Embratur faça a promoção do país dentro da Casa Brasil. A questão é não ficar caracterizado a louvação à Copa em um espaço olímpico.

Com a recusa do Comitê Rio-2016 em abrigar ambas as competições, a Embratur vai erguer uma outra Casa Brasil em Londres para a promoção dos destinos turísticos das cidades-sedes da Copa-2014. A nova casa vai consumir, pelo menos, R$ 10 milhões, valor investido para a realização do mesmo projeto durante a Copa da África do Sul.

Para promover a Copa-2014, a Embratur tem erguido em suas exposições no exterior um espaço destinado somente ao Campeonato Mundial de Futebol. E, diante da suntuosidade da Somerset House, a intenção era a de juntar as duas competições em um só local.

Consultada sobre a divergência com o Comitê Rio-2016 e a criação de uma segunda Casa Brasil, a Embratur, por e-mail, limitou-se a dizer que há ações conjuntas para a exploração dos dois eventos. E ressaltou que as referentes ao ano de 2012 estão em alinhamento.

Mas, em reunião no dia 22 de novembro com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da Embratur, Flávio Dino, já admitiu a criação da nova Casa Brasil.

Fonte: http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/olimpiadas/2011/12/31/noticiaolimpiada,2263311/rio-2016-e-embratur-nao-se-entendem-sobre-copa-2014.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário