quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Setur-RJ realiza I Seminário Fluminense de Turismo Acessível

Nesta quinta, dia 15, a Secretaria de Estado de Turismo( Setur) e a TurisRio, empresa vinculada, vão promover na Universidade Estácio de Sá, o I Seminário Fluminense de Turismo Acessível. Este será o primeiro passo de um trabalho intenso a ser desenvolvido nos próximos anos pela Setur com o objetivo de facilitar o deslocamento dos visitantes que tenham algum tipo de deficiência.

Segundo o secretário de estado de Turismo, Ronald Ázaro, é importante que o Rio de Janeiro tenha não só a sua aparelhagem turística adaptada para receber esses visitantes, como também profissionais qualificados que possam atender corretamente esse público.

A abertura do evento acontecerá às 9h. Logo em seguida começam as palestras. “Santos: uma cidade acessível com ênfase no turismo” será apresentada por Luciano Marques, Coordenador de Defesa de Políticas para Pessoas com Deficiências. O Gerente de Projetos da Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro), Philipe Campello, falará sobre “Turismo e acessibilidade na cidade do Rio de Janeiro”.

A cada duas apresentações o Seminário será aberto para perguntas para que o público possa tirar dúvidas. Na parte da manhã o evento terá ainda a palestra “Calçada Segura”, apresentada por Luiz Antonio Silva, vice-prefeito de São José dos Campos e assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, além de uma mesa redonda sobre “Boas políticas em turismo e acessibilidade” que terá como moderadora Renata Haje, gerente da diretoria de operações da TurisRio.

À tarde, Cristiane Ecker da AVAPE – Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência falará sobre “O bem atender na diversidade” e Guilherme Ramalho, Presidente da ANDEF – Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos sobre “Acesso desde o começo”.

Das 15 às 16h20m serão realizadas, por profissionais de Socorro, duas palestras. A primeira “Socorro, modelo brasileiro em acessibilidade no turismo” será proferida por Carlos Tavares, diretor de Turismo e Cultura do município de Socorro. A segunda apresentação, “Experiência em acessibilidade do Campo e do Parque dos Sonhos”, estará a cargo do empresário José Fernandes. A última palestra terá como tema “Acessibilidade em museus e instituições culturais” e será dirigida por Marina Falsetti, assistente de Coordenação da Arteinclusão.

A universidade Estácio de Sá fica na Avenida Presidente Vargas, nº 642 - 9º andar, Centro, RJ. O credenciamento para participar do I Seminário Fluminense de Turismo Acessível pode ser feito no local, a partir das 8h.

Fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/79292

Nenhum comentário:

Postar um comentário